quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Pizza de Berinjela


Uns dias atrás eu tava dando uma lida num livro de receitas que achei por aí e me deparei com uma variedade tão grande d
e receitas veganas que fiquei até surpresa.
Uma receita que eu li foi a de pizza de berinje
la. Fiquei com vontade de preparar na hora, mas vi que alguns ingredientes estavam faltando, mas a minha vontade foi tão grande que eu fiz assim mesmo, substituindo um ou outro e deixando faltar ainda assim. No final dessa historia nasceu uma das pizzas melhores que eu já  fiz :F



Pimenta biquinho
Pra massa coloquei metade de um pacote de farinha e uma colher de sopa de fermento, sal a gosto e água bem morna (não pode ser quente). Amassei carinhosamente, fiz uma bolinha e deixei dentro de uma vasilha grande tampada. Enquanto crescia, cortei as berinjelas em fatias coloquei num escorredor e joguei sal, pra poder escorrer o amargo.
Esperando isso, joguei na panela bastante cebola em rodelas no óleo, em seguida joguei um molho, tempero a gosto e uma pimenta que eu adoro.  Ela tem um gosto muito louco, poderia comer o que tem nessa colher de olhos fechados, pois ela NÃO arde ! (:


Pronto ? Vai ter que esperar 1 hora e meia para a massa descansar. Então prepare essa linda berinjela, depois de ter deixado-a escorrer por uma meia hora, passe uma água nela. Coloque alho na frigideira para refogar, depois jogue-as , tempero a gosto, sal, manjericão seco é uma boa. Tampe.
Quando elas murcharem vão estar praticamente prontas.
Nunca esqueça de experimentar na hora de preparar qualquer prato.

Agora pegue sua forma e passe um óleo para não grudar, abra sua massa com cuidado para não criar buracos , não rasgar, eu abro na mão, mas pode abrir também com o rolo.
Achei por a caso um creme de tofu na geladeira de cebola e alho. Dai coloquei como recheio na borda. Apos isso joguei o molho todo que preparei e levei ao forno por uns 15 min.
Tirada do forno, coloquei as nossas berinjelas e um tofu desmanchado já previamente temperado com sal na água, vai de novo pro forno até ficar pronta. Fique de olho !
                                                                                                                                                                                    

Na hora de cortar coloque folhas de manjericão em cima   
e o resto já sabemos. Saindo do forno uma pizza maravilhosa .






-
A antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha, púrpura e azulada de diversos alimentos presente na casca da berinjela, vem sendo associado à redução da oxidação da LDL - Colesterol, prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário (AMERICAN DIETETIC ASSOCIATION, 2003). 
Estudos clínicos mostraram que para ocorrer adequada absorção pelo metabolismo e efeito antioxidante da antocianina, a dieta deve conter níveis relativamente altos deste fitoquímico (PRIOR, 2003).
Glicoalcalanóides, presentes na berinjela, são transformados em creme medicinal e utilizados no tratamento de câncer de pele -- carcinoma celular basal (CARPER, 1995). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário